segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Oração do Aprendiz


ORAÇÃO DO APRENDIZ



Oh! Grande Arquiteto Do Universo!

Eu vos agradeço a entrada na Ordem e vos peço;

AJUDAI-ME a gravar todas as passagens simbólicas de minha iniciação, e que elas sirvam de base para minha conduta por toda a vida.

AMPARAI-ME Grande Arquiteto. Para que mantenha sempre o entusiasmo inicial. E nunca me deixe atingir pelo comodismo de não lutar ante problemas encontrados.

AUXILIAI-ME na execução do ritual com o garbo de um soldado da filosofia da ordem, não permitindo que em momento algum me poste descuidadamente em nossas cerimônias.

SUSTENTAI-ME na escalada, buscando ajuda dos irmãos mais graduados, dando-lhes ao mesmo tempo, apoio no desempenho de suas atribuições.

DAI-ME equilíbrio para absorver ensinamentos sem entusiasmo excessivo, não sem risco de entregar-me ao desinteresse.

ORIENTAI-ME na caminhada dentro da literatura maçônica, para que não busque aprender conceitos de forma descontinua e precipitada, mas sim ordenadamente dentro de cada grau.

PROTEGEI-ME no amparo dos irmãos mais necessitados.

PERMITI que possa exercer atividades beneficentes sem vaidades e promoção pessoal, não deixando que me entregue ao pieguismo do"dar uma escola". Fazei com que me atenha a métodos modernos de efetiva ajuda aos menos aquinhoados.

INDUZI-ME Grande Arquiteto, a noção da medida justa de aplicação de bens materiais em real beneficio dos deficientes, para que se tornem pelo menos um pouco úteis à sociedade.

NÃO PERMITI que seja excessivamente orgulhoso nem demasiadamente modesto.

CONCEDEI-ME potencial para apontar os erros e aceitar que se me apontem os próprios.

FORTALECEI-ME Grande Arquiteto, para dizer sempre a verdade cuidadosamente estudada, desde que no objetivo da aplicação de nossa filosofia e não aceitai que recue ante o medo de repeti-la.

DOAI-ME forças para lutar pelos ideais maçônicos com fibra permanente e sólida, sem esmorecer, nem que me defronte com fortes razões para tanto. E saiba permitir, quando já tiver atingido altos graus,que minhas idéias sejam ultrapassadas por outras atualizadas ao seu tempo.

DEIXAI-ME ajudar meus eventuais inimigos a galgarem o degrau anterior da escada de Jacó.

Que me seja dada a oportunidade de construir como o fez Hiram Abif, e também de descobrir tal e qual o fez Adoniram.

Mais ainda, que ao pronunciar o "assim seja" o faça com convicção de quem quer que realmente assim seja.

Por três vezes três, Grande Arquiteto do Universo, ASSIM SEJA!



Texto de Francisco Nogueira Filho
Retirado do periódico maçônico "O Aprendiz" de dez/jul 89, página 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário