sábado, 24 de agosto de 2013

Estranha Mulher

A Estranha Mulher


Maria Ivone Corrêa Dias

(Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás)






Eu sei que ela existe, 
(embora eu nunca a veja...)
mulher estranha de mãos imensas,
semeando esmolas, misteriosamente, 
cercada de respeito, de lendas e de temor 
as mãos dessa mulher tem forma de amor 
mãos que ninam os berços da orfandade, 
mãos que põem luz na noite da viuvez, 
mãos que cortam o erro, como espadas 
mãos que abençoam, que denunciam crime 
e que trazem, no gesto que redime, 
toda a unção das próprias mãos de Deus.

Essa mulher tem a graça das Acácias,
a ternura que consola a dor alheia,
o bem que ela faz gravando só na areia, 
vem a onda e o leva ao seio do grande Artista 
que vela sobre o triste, o fraco e o oprimido.

Essa mulher, se escuta algum gemido,
se pressente a dor, a injustiça, a queda, 
como o vento desloca-se flecha ousada e firme 
na pressa de salvar, servir e se esconder.

Ela está de pé às portas da miséria...

Junto ao incapaz, ela é o braço potente, 
amparo ela o é ao lado do indigente 
arrimo da velhice, luz da juventude,
e ante a própria morte, aos pés do ataúde, 
essa mulher é esteio, é força e segurança.

Seus braços, quais colunas talhadas na rocha, 
já sacudiram tronos, muralhas e cidadelas, 
já libertaram escravos e enriqueceram os pobres,
já ergueram nações sobre cinzas de impérios...

Ela já viu morrer os filhos em prol da liberdade, 
e, embora chorando sobre seus tristes restos, 
seu braço ergueu, em sagrado protesto, 
a bandeira santa do amor universal.

De sua mesa farta, tal como em família,
reparte ela o pão da graça feminina, 
sem humilhar aquele a quem sobrou pobreza, 
e sua mão direita, segundo o evangelho, 
jamais presenciou o que a esquerda fez.

A ordem do Senhor: "Amai-vos uns aos outros"
à frente do seu Templo essa mulher gravou,
e como irmãos se tratam milhões de filhos seus,
homens predestinados, cidadãos benditos 
que não se envergonham - oh não - de crer em Deus.

Essa mulher estranha, sem jóias e sem fraqueza 
essa mulher estranha, temida e venerada, 
mil vezes perseguida, vencendo com galhardia,
é cidadã do mundo, é a MAÇONARIA.




segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dia do(a) Maçom


 



Dia 20 de Agosto 2013 - Dia do(a) Maçom



Desde sua descoberta, o Brasil foi uma Colônia Portuguesa. Não tinha autonomia política, administrativa e econômica, apesar de prosperar rapidamente por conta de sua imensa riqueza natural. Tal progresso contrastava com o declínio de Portugal.

Com o desenvolvimento econômico e intelectual da colônia, urgia a emancipação política do território brasileiro.

O descontentamento crescia rapidamente entre os brasileiros, que iniciavam movimentos de reivindicação em busca da liberdade. Esses movimentos tinham a participação dos maçons. A Maçonaria atuava através de sessões realizadas em Lojas e de ações de Maçons no mundo profano.

Como é sabido, a Maçonaria esteve presente em todos os principais eventos políticos do nosso país e do mundo; por isso, para que a libertação do Brasil de Portugal acontecesse, imprescindível seria a iniciação do Príncipe D. Pedro na Ordem. Iniciado na Ordem Maçônica, D. Pedro contribuiria profundamente para o processo de emancipação do Brasil. Seu ingresso na Ordem era de suma importância para Maçonaria e para o próprio, uma vez que esta a Maçonaria detinha uma forte corrente política na época. José Bonifácio já lhe falara da Maçonaria, da ação de Gonçalves Ledo e de outros Irmãos maçons, verdadeiros líderes.

Dom Pedro não seria o primeiro Príncipe a ser iniciado na Ordem. A Maçonaria, desde tempos remotos, iniciara em seus mistérios, Reis e Imperadores da Europa. Assim, após aprovada sua proposta de admissão, endossada por José Bonifácio, D. Pedro foi iniciado. O ingresso de D. Pedro na Maçonaria resultaria na futura independência do Brasil.

Os maçons solicitaram D. Pedro que permanecesse no Brasil. Ciente de seu importante papel, decidiu ficar. Tal decisão culminou na célebre frase: “como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico”.

Com a permanência de D. Pedro no Brasil, os maçons, sob a liderança de Gonçalves Ledo, continuaram seu trabalho rumo ao objetivo final que era a Independência.

Na sessão Maçônica presidida por Gonçalves Ledo, no "20º dia do 6º Mês da Verdadeira Luz", traduzido por estudiosos da Arte Real como dia 20 de agosto, os maçons presentes à reunião, posicionaram-se a favor da Independência do Brasil, o que veio a acontecer no dia 07 de setembro de 1822. Assim, este dia, 20 de agosto, intimamente ligado ao papel da Maçonaria na Independência, foi o escolhido para homenagear os Maçons no Brasil, àqueles que trabalharam pela Evolução da Humanidade e para a libertação do território brasileiro porque foi numa reunião realizada neste dia que os Maçons decidiram, secretamente, pela Independência e proclamaram a própria libertação política do Brasil. Gonçalves Ledo propôs e foi aprovado por unanimidade “que fosse inabalavelmente firmada a proclamação de nossa independência”.

Parabéns aos Irmãos e Irmãs que permitem que os ideais da verdadeira e pura Maçonaria vibrem em seus corações e mentes, espargindo para toda a Humanidade o sentimento de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 

Parabéns aos Irmãos e Irmãs que veiculam na Face da Terra a honra, a dignidade, a tolerância, o amor, a sabedoria e a força; todas as virtudes que nos fazem verdadeiros obreiros da Arte Real.

Parabéns aos Irmãos e Irmãs que entenderam que a Maçonaria é uma Escola Iniciática, que busca aprimorar nossas virtudes e aniquilar nossos vícios. É uma eterna busca por si mesmo, pela evolução.

Parabéns as Irmãs que navegando no mar do preconceito e da discriminação, permanecem lutando, com amor e determinação pelo engrandecimento da Maçonaria Feminina no Brasil e no Mundo.

Que o Grande Arquiteto do Universo possa nos dar força para continuarmos lapidando nossa Pedra Bruta e que apliquemos o conhecimento Maçônico em nossa vida, fazendo vibrar a Sua infinita Sabedoria!!!

Que consigamos agir com Amor e Tolerância com nossos Irmãos e Irmãs para que realmente possamos viver em União e assim, atuarmos como um frasco de perfume desarrolhado, deixando todo o ambiente em que nos fizermos presentes perfumado!!!!

Que possamos, independente do gênero, viver em Irmandade, por entendermos que somos todos elos de uma única Cadeia de União!!!!

Que no dia de hoje sejamos abençoados(as) com a Luz que emana do Grande Arquiteto do Universo, que o ideal Maçônico vibre intensamente em nossos corações e que, como eternos(as) Aprendizes, em eterna vigilância de sentidos, trabalhemos incessantemente na Pedra Bruta, com dedicação, do "meio dia à meia noite".



Salve dia 20 de Agosto 2013!!! Salve o Dia do(a) Maçom!!!!


Ir\ Daniely Vieira\
V\M\

Loja Condutora da Sabedoria nº14 - Or\ do Rio de Janeiro


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Consagração do Templo




As mulheres maçons da imagem abaixo estão prontas para a Consagração do Templo exclusivamente feminino St. Ermins (Westminster, EUA). A foto é do dia 26 de Setembro de 1933. A Grão Mestre Elizabeth Boswell-Reid é a quarta mulher da direita para a esquerda.